10 agosto 2016

Palmense realiza pesquisa sobre o Trabalho Infantil Indígena e vira tema de dissertação


O palmense e mestrando Edmilson Alves do Nascimento realizou uma pesquisa em decorrência da necessidade de conhecer como são desenvolvidas as ações institucionais na busca da erradicação do trabalho infantil no município de Benjamim Constant (AM), levando-se em consideração o fator fronteira.

A pesquisa virou tema de sua dissertação com o título “Política pública de erradicação do trabalho infantil, na tríplice fronteira Amazônica, Brasil, Colômbia e Peru: reflexões sobre o contexto de Tabatinga-AM”, onde foi defendida no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).


A dissertação teve como objetivo levantar dados a respeito de ações contra o trabalho infantil na região da tríplice fronteira, Brasil, Colômbia e Peru, dentro de um contexto territorial e étnico-cultural. Como, também, conhecer como é vivenciada a infância em Tabatinga, verificar como é implementação de políticas públicas voltada à erradicação do trabalho infantil no município e, especificamente, reconhecer os aspectos da infância vivida no município e refletir sobre a identidade da criança amazônica na tríplice fronteira.

Como objeto da pesquisa estão os órgãos responsáveis pela erradicação do trabalho infantil em Tabatinga, levando-se em consideração a dimensão geopolítica de cooperação entre os países vizinhos e os aspectos étnico-culturais a partir das crianças indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário