21 janeiro 2016

Distrito Palma se prepara para vivenciar Festa de Santa Escolástica


A partir do dia 11 de fevereiro, o Distrito Palma vivenciará mais uma festa de sua co-padroeira, Santa Escolástica.

Quem foi Santa Escolástica e como surgiu sua festa na Palma?

A virgem e monja beneditina Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento, nasceu em Núrsia, região da Úmbria – Itália, no ano de 480 d.c., faleceu no dia 10 de fevereiro do ano 547, com 67 anos de idade. É protetora das chuvas.

Sua imagem de madeira chegou a então Fazenda Palma, município de Caicó- RN, em 1910, vinda da cidade ETERNA (ROMA), pela Senhora Ana Maria de Medeiros Araújo (Tia Nana), neta do fundador da Palma, Sr. João Bento de Figueirêdo. Era casada com o Dr. José Peregrino de Figueirêdo, 8º Juiz de Direito de Caicó e governador do estado da Paraíba no período 1900 a 1904.

A veneração a Santa Escolástica, não lembro ser esquecida pelas administrações da Capela de Santo Antônio e pelos párocos. Sempre foi e continua sendo a segunda festa religiosa da comunidade. Todo ano de inverno ou seco, mês de fevereiro há novenário e Missa Solene, até com incenso.

Quanto às festividades sociais não há reversão. A comunidade é pequena, resume-se em leilões e algumas guloseimas, que no final a renda torna-se ilusória, tendo em vista a pequena participação do POVO nos eventos sociais.

Informações: Diác. Manoel Cassiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário