Ver a Banda passar, acompanhar sua trajetória, identificar para quem ela toca. A Banda de Música Recreio Caicoense, instrumento de imagens e representações da cultura da cidade, apresenta a partir dos seus elementos divulgadores, as peças das expressões artístico-culturais que são promovidas pela pluralidade de mecanismos históricos, sociais, artísticos e religiosos, estabelecidas nas práticas culturais das tradições vivenciadas, tocadas por ela e consumidas pela população local ou em outras praças, onde esta estende os seus sons e movimentos.
Seus agentes, mantenedores e produtores, integram no seu cotidiano, os personagens que ao mesmo tempo em que lhe dão sustentação e impulsionam sua arte criadora, são também, exaltados, cantados, sintonizados pela sua produção musical.
Ela traz no seu elenco, pontuações musicais que vai do sacro ao erudito, do clássico ao popular e sustenta um capital cultural plural e sem discriminações. Ela é vista tocando em diversos centros, aplaudida por pessoas de diferentes credos e divulgadora da arte musical nos mais diversos estilos e linguagens.
Para sentir o que a musicalidade da Banda Recreio significa nesse emaranhado de expressões encontrado no cotidiano da vida na cidade, seus sentimentos e impressões, tem que antes sentir o povo e estar em seu meio no exato momento em que ela passar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário