21 junho 2018

O POVO PALMENSE E SUA DEVOÇÃO A SANTO ANTÔNIO


Mais uma festa de Santo Antônio da Palma chega ao fim e com ela a saudade dos dias em que a fé de um povo, embalado pela tradição dos reencontros ficaram marcados na memória de muitos que ali estavam para festejar o santo padroeiro. E mesmo aqueles que não puderam estar presentes este ano, tiveram a oportunidade de acompanhar pela fanpage do Portal da Palma as transmissões ao vivo dos eventos religiosos.

Durante esses quinze dias, pudemos vivenciar fortemente a cultura de um povo hospitaleiro que tem a festa de Santo Antônio como seu maior patrimônio imaterial. Uma festa tranquila, feita pelo povo e para o povo, não é atoa que a bandeira da paz esteve hasteada tremulando durante todos esses dias, deixando claro que ali reina a paz e a harmonia.

Na saída da imagem e durante o pequeno percurso da procissão percebemos a emoção dos devotos, os quais muitos deles passaram meses aguardando ansiosos por aquele momento de agradecimento e devoção. E no final, o arriamento das bandeiras e os últimos toques do sino marcados pelo som de fogos ao fundo nos deu a sensação que mais uma festa chegava ao fim.

Agora, todos se recolhem para suas casas e voltam à rotina, porém com um desejo guardado na mente, que a festa de 2019 chegue logo, e juntos vivenciarmos tudo isso novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário