27 outubro 2016

Secretaria de Saúde realiza campanha Outubro Rosa


O PSF (Programa de Saúde da Família), através da Secretaria de Saúde de Caicó-RN, realizou ontem em nossa comunidade, a campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, que é realizada por diversas entidades em todo o país, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. 

A campanha tem por objetivo, fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.


Pela manhã, houve na Unidade Básica de Saúde da Palma, consulta médica, solicitação de exames e mamografia, realização de preventivos e orientações sobre a saúde da mulher. 


À noite, na Capela de Santônio, foi realizada uma palestra com o farmacêutico Samek Brito, que explicou sobre a grande importância da prevenção e ressaltou sobre os sintomas. “No Brasil o câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres, e devemos nos atentar sobre os sintomas que são; nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio. O Outubro Rosa tem como um de seus objetivos, chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer no seio, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, finalizou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário