10 junho 2015

Distrito Palma comemora 179 anos de história nesta quarta

Nesta quarta-feira (10), é comemorado os 179 anos de fundação do Distrito Palma. A comunidade surgiu em meados de 1836, quando ainda era fazenda, posteriormente foi vila, povoado e em 2009 foi elevada ao título de Distrito por meio de uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores do municpio de Caicó, realizada na Palma em praça pública.

A data de 10 de junho simboliza o dia em que a Palma ganhou o título de Distrito e o aniversário da comunidade passou a ser comemorado sempre neste dia.

Um pouco da nossa história...

A Palma começou a ser habitada em Junho de 1836 por João Bento Figueiredo e sua esposa Ana Dias Araújo. Foi devido ao rio que banhava a fazenda de João Bento e Ana, formado por cinco riachos lembrando a palma da mão, que "nasceu" a denominação "Palma".

Atualmente é composta por uma subprefeitura, uma escola Estadual(Escola Estadual Manoel Patrício de Figueirêdo) que funciona com ensino fundamental até o nono ano), uma Quadra de Esportes e a Praça Basílio Ginani, um Posto de Saúde(Posto de Saúde Pirajá Saraiva Bezerra), uma igreja católica (Capela de Santo Antônio- Padroeiro do lugar). Duas igrejas evangélicas ( Assembleia de Deus e a Missão Evangélica), um clube(Clube Social e Cultural da Palma)onde é realizado as principais festas e outros tantos equipamentos sociais. A maior festa realizada no local ainda é a festa de Santo Antônio, que acontece no mês de Junho, tendo como data fixa para acontecer sempre nos dois primeiros finais de semana do referido mês.

Datas importantes:

29-05-1903: É inaugurada a capela de Santo Antônio, do Distrito Palma, no município de Caicó. Na oportunidade, o padre Emídio Cardoso de Souza, vigário da antiga Matriz de Santana, celebrou solene missa, que contou com grande participação popular.

09-11-1872: Nasce na Palma, município de Caicó, Francisco Severiano de Figueiredo. Após cursar os seminários de Olinda e da Paraíba, ordenou-se sacerdote a 6 de novembro de 1898. Vigário de Acari, professor do Seminário Episcopal da Paraíba e vigário interino da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, de Natal, após o falecimento do ‘santo’ padre João Maria, o monsenhor Severiano foi uma das maiores expressões do clero paraibano. Educador, jornalista, historiador sacro, a ele se deve o resgate da história eclesiástica da Paraíba, e, em parte do Rio Grande do Norte. Orador e latinista de reconhecido valor, faleceu no Hospital Santa Isabel, em Salvador-BA, aos 23 de março de 1939.

10-06-2009: A Palma recebe o título de Distrito em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Caicó, realizada na Praça Basilio Ginani.

Fotos dos cartões-postais do Distrito que circulam nas redes sociais neste dia 10 de junho, em alusão ao aniversário da Palma.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário