04 setembro 2017

COMUNIDADE PALMA COMEMORA 80 ANOS DE VIDA DE CHIQUINHO


A comunidade Palma se reuniu mais uma vez para comemorar o aniversário de Chiquinho, uma figura folclórica que reside nesta localidade e que é bastante querida por todos. Os festejos foram realizados no Clube Social, com a presença de sua irmã Ermita e familiares.

BIOGRAFIA DE FRANCISCO ALVES DE MOURA
(Chiquinho de Raimundo)

Francisco Alves de Moura, (Chiquinho de Raimundo), nasceu no Sítio Palma - Caicó-RN, em 01/09/1937, sendo filho de Raimundo Pedro de Moura e Severina Beni8gna da Silva, viveu sua infância no Sítio Cachoeirinha, de onde gu8arda boas e inesquecíveis lembranças ao lado de seus irmãos: Antônio8 e Ermita.

Ao longo de sua jornada viveu sempre ao lado de seus pais e de sua irmã Ermita, que hoje por ser portadora de ALZHEIMER, o deixou aos cuidados de sua filha Dalvani (Bubu), com quem ele divide as alegrias e tristezas de seus oitenta anos.

Por ser uma pessoa humilde, simples, amiga, alegre e divertida e sempre ter se comportado como uma eterna criança, tornou-se u8ma figura folclórica do Distrito Palma, brincando com crianças, jovens e adultos das mais variadas formas e com a disposição invejável a qualquer pessoa.
Chiquinho, como carinhosamente é chamado, sempre se relacionou muito bem com todos os moradores da comunidade, mas tem um carinho especial por: Chico de Vieira, Elizete, Julieta, Expedito, França, Carlos Leitão e tantos outros...

Quando mais jovem serviu muito as donas de casa da comunidade, juntando gravetos para que as mesmas fizessem o fogo no fogão à lenha, sempre teve medo de casamento e trovão, mas é um eterno amante da natureza, já que tem um amor incondicional por "LOUROS" (Papagaios).

Hoje aos 80 anos, visita diariamente, quase todas as residências da comunidade. Como todos sabem que o mesmo é louco por bolo, em quase todas é recepcionado com um bom "pedaço", mas há também aqueles que lhe oferece batata doce, já que o mesmo não aprecia tal alimento. Além de bolo, a melancia faz parte se sua alimentação diária nas residências visitadas.

Filho de uma família religiosa, participa ativamente de todos os eventos religiosos na Capela de Santo Antônio (novenas, terços, missas, festas, etc), de quem é devoto, participando inclusive na encenação de Lava Pés, na ceia do Senhor, todos os anos, no período da Semana Santa, é também um fiel defensor da montagem do presépio, o qual chama de Lapinha, no período do natalino.

Nos dias atuais participa semanalmente do terço dos homens ou terço de Galego, além de outras atividades oferecidas na comunidade como: Cultos evangélicos, sepultamentos, reuniões familiares e aniversários infantis.

Se tivéssemos de atribuir um adjetivo para esse ser, seu nome seria ALEGRIA,  seu apelido DIVERSÃO, sua existência ANIMAÇÃO.

ALEGRIA de toda comunidade.
DIVERSÃO das crianças, familiares e amigos.
ANIMAÇÃO de um ser que vive o auge dos seus 808 anos, com a disposição, alegria, juventude e encanto de uma eterna criança.

Distrito Palma, 28 de agosto de 2017
Jailton Martins da Silva - Amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário